sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cidade onde moro

            O lugar onde moro é uma cidade próxima à capital João Pessoa, na Paraíba, com uma população de 96.000 mil habitantes, com 62.000 eleitores. Bayeux é uma cidade com virtudes e problemas característicos de uma cidade pequena.
              Nosso município é rodeado por manguezais que é uma das principais fontes de renda e de trabalho; é na pesca que muitos trabalhadores sustentam suas famílias. Devido ao serviço árduo, podemos chamá-los de cavaleiros da pesca, porque levantam de madrugada, vestem suas armaduras e saem para a luta com a determinação de guerreiros.
             Mas, ultimamente, algo vem tirando o sono dos bravos pescadores: a poluição dos manguezais de nosso município.
             Acho que isso não deveria acontecer, pois é da pesca que eles tiram sua sobrevivência, é indiscutível que essa poluição irá ocasionar o desemprego de muitos trabalhadores da pesca, pois cada um luta pela sustento da família.
              Nesse sentido, os que são contrários aos meus tratos da maré argumentam que a poluição tiraria o emprego de muita gente que em sua maioria possui baixa escolaridade e não conseguiria outro emprego, principalmente de carteira assinada.
               Na minha opinião, com certeza é uma situação difícil, mas não impossível de ser resolvida, mas acho que a solução está com cada morador, que poderia amenizar o índice de poluição da maré, com campanha de conscientização na comunidade local. Assim os pescadores não iriam perder seu trabalho simples e honesto, que cada um deles exerce com muita dedicação.
               Então, o verde de nossas marés e de sua vegetação continuaria sendo a cor da esperança de nossos bravos cavaleiros, que veem e na força de seu trabalho a garantia de sustento de suas famílias e o progresso de nossa cidade.
                          Juciene Carla (3° ano E)

Um comentário:

  1. É um grande prazer ler trabalhos maravilhosos referentes ao meio ambiente manguezal e principalmente dessa cidade a qual tenho muito carinho, pois foi ai, que conheci um pouco do ambiente manguezal. Gostaria muito de quando for à Paraíba, conhecer-los pessoalmente. Para que possamos trocar idéias sobre o referido assunto. Parabéns pelo trabalho de vocês.
    Edinete Lima.

    ResponderExcluir