A cidade de Bayeux, localizada na microrregião de João Pessoa, capital da Paraíba, possui cerca de 100 mil habitantes, em um território de apenas 32 km².
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística), do ano de 1996, é a cidade com menor área territorial do estado, e a mais populosa por quilômetros quadrados no Brasil. Imaginem uma cidade com uma extensão pequena e com uma população enorme. Isso implica no impacto ambiental.
Bayeux, por ter nascido às margens do Rio Sanhauá e do Rio Paraíba, enfrenta graves problemas ambientais, entre eles a pesca excessiva do caranguejo, que é um dos mais importantes produtos comercializados na cidade, gerando emprego e renda, além de ser motivo de festa, a qual se realiza em setembro e tem como principal atração o caranguejo.
Esse crustáceo é mesmo muito importante para o povo de Bayeux, mas se não cuidarmos deste bem tão precioso que ainda nos resta, ele vai acabar. Pois o mesmo não representa apenas mais uma espécie a ser preservada, é também um símbolo de economia e cultura do povo dessa cidade que dá sentido as suas vidas através do trabalho na pesca artesanal.
Diante disso, para que possamos combater essa degradação, deve-se investir mais em infraestrutura próximo às margens dos rios e também estabelecer um controle de pesca mais rigoroso por partes dos poderes públicos competentes na área.
José Charriere (3° ano F)
Nenhum comentário:
Postar um comentário